Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Fique ligado: siga o Meu Xbox.com agora!

Os demos de FIFA 14 e PES 2014 acabam de ser lançados e preparamos uma análise completa dos dois. Qual deles é o melhor? Descubra os detalhes de cada um e escolha o seu favorito.

FIFA 14 e PES 2014: qual é o melhor?

E chegamos à mais uma temporada de guerra entre as gigantes EA e Konami, como em todo ano, ambas competem entre si para que o melhor game de futebol seja eleito. Muitos fanboys defendem com unhas e dentes seus preferidos e, buscando trazer detalhes que agradem gregos e troianos, montamos uma análise #TesãoPiá falando dos detalhes dos demos de FIFA 14 e PES 2014. E já que estamos falando em inovação, vamos falar primeiro de PES 2014. Título que foi reinventado graças à FOX Engine e promete trazer novidades gráficas, principalmente no que diz respeito à expressões faciais. Chega de papo, vamos à PES 2014:

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

PES 2014:

Sabemos que PES tem perdido alguns fãs nos últimos, graças ao licenciamento de times e estádios e, buscando voltar à primeira posição, a Konami reconstruiu seu título de futebol usando a inovadora FOX Engine, criada por Hideo Kojima. A engine promete trazer melhorias gráficas significantes, fazendo com que PES 2014 seja o game mais bem elaborado já produzido para os consoles.

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Menu principal:

Ao contrário de PES 2013, onde tínhamos um menu lateral e cores escuras, em PES 2014 temos um menu vertical com itens translúcidos e cores claras, ao fundo, temos imagens coloridas que acabam confundindo os cursores ou qual item temos selecionado. Feinho, torcemos para que este menu sofra algum tipo de alteração ou melhoria antes do lançamento.

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Gráficos:

Trazer as influências tecnológicas criadas por Hideo Kojima acabou sendo uma grande arma da Konami. No demo de PES 2014 podemos perceber nítidamente as evoluções entre este game e seu antecessor, embora na apresentação dos times a rotação acabe caindo e os vídeos rodem “engasgados”, quando a bola rola a fluídez é incrível, juntamente com a movimentação dos personagens e a interação com os cenários. Ficamos ansiosos pela versão final do game.

Som:

Beleza, sabemos que devem existir bibliotecas sonoras que NUNCA mudam em games de futebol, mas algo poderia ter sido inovado em PES 2014. #Trágico

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Jogabilidade:

Agora sim podemos dizer que tivemos uma evolução gigantesca: comandos fáceis, dribles fáceis, tomadas de bola inteligentes. Escanteios e tiros de meta foram facilitados, além da movimentação quando falamos de corridas, piques, encontros, trombadas, tudo lembra muito à um jogo de futebol de verdade. Ponto para a Konami!

Pontos negativos:

PES 2014 tem tudo para ser um game promissor, divisor de águas da história de “Pro Evolution Soccer/Winning Eleven”, porém, diversas limitações técnicas acabam deixando PES 2014 menos épico, como por exemplo a ausência de partidas em chuva, ou temos mesmo a ausência de times de grandes ligas ou estádios licenciados. Em vídeos, os jogadores parecem feitos de plástico, além da rotação que faz parecer que os vídeos estão rodando em 10fps e para finalizar, o game não sai para Xbox One e nem para Playstation 4.

O verecdito:

PES 2014 é um grande game e tem muito potencial, julgando pelo demo, claro! Muito ainda pode e DEVE ser feito até o lançamento, mas a esperança é a última que morre e sim, fãs de PES não se sentiram perdidos, o game está excelente.

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

FIFA 14:

FIFA sempre foi um game diferente, único, principalmente quando falamos de sua jogabilidade que têm se mantido intacta desde 2012. EA se mantém firme e costuma não fazer alterações bruscas para não assustar os fãs. Não é a hora de FIFA inovar? Vamos ver:

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Menu principal:

E não é que FIFA 14 inovou no menu principal? Muito parecido com o Metro do Windows 8, os itens de menu foram dividos em blocos de informações e atalhos que facilitam a navegação entre os modos de jogos. Legal, hein?

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Gráficos:

Em FIFA 14 não tivemos grandes melhorias gráficas, muitos elogiam a cara do Neymar mas, francamente: tantas coisas boas no jogo e falar somente da cara do Neymar? FIFA 14 segue a mesma fórmula de sucesso da série e se adequa às limitações dos consoles deixando uma grande curiosidade no ar: como será a versão para Xbox One e Playstation 4.

Som:

Torcida genérica e narração gringa: sem mais detalhes que façam os queixos caírem. Padrão FIFA 13, FIFA 12…

Comparativo entre FIFA 14 e PES 2014

Jogabilidade:

Mais uma vez, a essência de FIFA não teve alterações, porém nota-se que a movimentação dos personagens sofreram melhorias imensas, principalmente quando se fala em tempo de resposta e direção. As movimentações acontecem de forma mais realista e o tempo de resposta para mudar a direção da corrida e isso é fundamental para se dar bem durante as partidas. O controle da bola também parece mais realista e a bola não parece mais colada nos pés dos jogadores e trabalha diretamente com os atributos dos jogadores, por exemplo: um jogador com pouco domínio vai perder a bola com mais facilidade. As colisões entre jogadores também parecem reais e a movimentação e dribles estão praticamente perfeitos. Nota 10!

Pontos negativos:

FIFA 14 gerou uma expectativa gigantesca pelo fato de ser um dos últimos games de FIFA para a atual geração e ser o primeiro da nova geração de consoles. Diversas melhorias, principalmente gráficas, são esperadas de forma quase religiosa. Em time que está ganhando não se mexe, mas FIFA 14 poderia inovar um pouquinho mais, mas só um pouquinho.

Conclusão:

FIFA 14 e PES 2014 são mesmo os melhores jogos de futebol já desenvolvidos, cada um da sua maneira, porém FIFA 14 tem pequenas vantagens sobre PES, tais como os licenciamentos de times e estádios, além das versões para a nova geração. Ainda acreditamos que a versão final pode trazer mais novidades ainda e falando em lançamentos, FIFA 14 chega às lojas dia 3 de outubro e PES 2014 chega dia 24 de setembro.

Você pode deixar um comentário, ou acompanhar do seu próprio site.